Todo bom professor tem a didática na alma. Não só aquela didática tecnicista, de organização, mas a didática política, a didática sociologica, a didática afetiva... Quero dizer com isso que todo professor que se considera didático deve ter no minímo a preocupação com o que ele vai apresentar para seus alunos, de que forma ele vai apresentar e quais as condições de aprendizagem daquele sujeito.
Para que isso ocorra este professor deve, a cada aula preparada, se questionar:
- Que leitura de mundo meu aluno presica ter?
- Quero que ele seja autonomo ou subserviente?
- Como devo planejar minhas aulas, puramente teorica ou ligada a realidade de meus alunos?
- Preciso realmente manter uma hierarquização fria na sala de aula, ou tenho como respeitar e ser respeitado usando a afetividade?
É... realmente, ser professor não é fácil!
Mas a docência é uma arte e poucos tem a sensibilidade para exercer essa função.
Por isso, eu que escolhir ser professora, vou abraçar a didática. Vou aprender com ela todos os mecanismo para facilitar a aprendizagem de meus discentes. Vou tentar transformar minha sala aula em um lugar de prazer, em um lugar amistoso, em um lugar onde a educação não uma coisa chata e maçante... Eu vou tentar!
Serei (ou pelo menos tentarei) ser uma professora amiga da didática, compreendendo que sou apenas um mediadora/facilitadora da aprendizagem, não o dona absoluta do conhecimento.
Mas a docência é uma arte e poucos tem a sensibilidade para exercer essa função.
Por isso, eu que escolhir ser professora, vou abraçar a didática. Vou aprender com ela todos os mecanismo para facilitar a aprendizagem de meus discentes. Vou tentar transformar minha sala aula em um lugar de prazer, em um lugar amistoso, em um lugar onde a educação não uma coisa chata e maçante... Eu vou tentar!
Serei (ou pelo menos tentarei) ser uma professora amiga da didática, compreendendo que sou apenas um mediadora/facilitadora da aprendizagem, não o dona absoluta do conhecimento.
Esse texto foi produzido a partir das referências:
- LUCKESI, Cipriano. O papel da Didática na formação do Educador. CANDAU, Vera maria "et alii". A didática em questão. Petrópolis, RJ: 1996. (23-30)
- PRETTO, Nelson de Luca; Serpa, Luiz Felippe Perret (org). Expressões de Sabedoria: Educação, vida e saberes. Mãe stella de Oxossi e Juvany Viana. Ser professor é gostar do outro. Salvador: EDUFBA, 2002.
- PINTO, Ziraldo Alves. Uma Professora Muito Maluquinha. 20. ed. SP: melhoramentos, 2002.
Oi Carine!
ResponderExcluirTenho, também, andado pouco frequente na web. Mas sempre que posso, visito blog dos amigos.
Já tive o prazer das salas de aula. Sempre que posso, estou novamente por lá. Claro, minha área acaba sendo um pouco diferente. Mas a emoção é a mesma.
É como você disse: "Todo bom professor tem a didática na alma." E quando é feito com paixão, tudo acaba dando certo.
Bem, volto sempre para ler as novidades aqui.
Tenha um ótimo fim de semana.
Beijos
Sou professora de Didática e sei muito bem o que é ter a Didática na alma! Lindo seu texto! Parabéns!!!
ResponderExcluirUm grande abraço,
Professora Paula Todesco
Excelente conteúdo, Carine...parabéns!!! O mesmo contém princípios pedagógicos que, ao serem adotados, fará a diferença e as aulas se tornarão muito prazerosas e e educação se tornará transformadores de realidades sociais!! bjs.
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