sexta-feira, 1 de maio de 2009

Inclusão?


Inclusão Digital. Esses dois termo têm sido bastante utilizados ultimamente, mas o que será mesmo que essa expressão quer dizer?

Depende do seu ponto de vista!

Se você pensa em desenvolvimento econômico, sustento capitalista , mercado, globalização... essa expressão representa a inclusão de pessoas no Ciberespaço apenas para utilização rudimentar sem um mínimo de consciência crítica da importância desse espaço. Pessoas que só entram em cursos de informáticas na esperança (falsa esperança alimentada pela elite) de conquistar emprego, pessoas que conseguem efetivar uma transação bancária para efetuar um pagamento, pessoas que conseguem ultilizar a máquinha para preencher uma planilha de software da empresa que trabalham. Ou seja, essa forma mercadológica de se pensar a Inclusão Digital é o retrato da ultilização do Ciberespaço apenas para fins do mercado.

Se você pensa em educação de qualidade para todos, sociedade igualitária, desenvolvimento humano... essa expressão representa a alfabetização e letramento digital. É a formação integral do cidadão digital, do indivíduo que produz, interage, cria, aprende e compartilha seus conhecimentos a partir de um espaço aberto para todos e na formação de todos. Ou seja, essa forma pedagógica de pensar a Inclusão Digital retrata a formação integral do indivíduo com a rede de informação, o DIREITO de todos os cidadãos de estarem incluidos no mundo digital não apenas como consumidores, mas como produtores ativos.

Se a elite se apropriou desse termo (que ao meu ver é totalmente pedagógio), cabe agora a construção mais efetiva do pensamento pedagógico quando o assunto é Inclusão Digital. Além do conhecimento crítico do que isso significa quando pronunciado pela elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário