segunda-feira, 9 de março de 2009

Mudanças e não Mudamos...

"Velho eu? Não! Velho é o mundo..." Minha Avó sempre diz isso. E com razão!
Os bilhões de anos dele os garantem esse "título".

Os anos passaram e o mundo continua aí, velho para uns e renovado para outros. E foi com o passar desse tempo que as mudanças foram ocorrendo. Novas formas de pensar, novas e diferentes formas de cultura, novas necessidades foram surgindo na idade medieval, moderna e contemporânea. Necessidades que nasciam do mundo para a sociedade, assim como da sociedade para o mundo.

É no meio dessas mudanças que leio nos textos de história, que presencio no meu grupo social que surge minhas dúvidas. Será que realmente mudamos? Será que realmente evoluímos? Aí me vem a preocupação... Eu, estudante de pedagogia, percebo que ainda assumimos papéis medievais, com pensamentos atrasados. As escolas que deveriam assumir o papel de educar, socializar e sistematizar idéias para o bom convivio entre os homens, acabou tornando-se dententora do conhecimento, além de sucitar em seus educandos a competitividade e a busca incansável a sustentação de um capitalismo em crise.

O avanço Tecnológico/Científico estão aí e nos mostram o tempo inteiro que esta é a mais nova necessidade do nosso velho/novo mundo. Porém, nós cidadãos educadores, temos que saber caminhar juntos com nossos avanços. Não adianta descobrir a cura do Diabete e não lançar esse benefício a sociedade por causa dos possíveis prejuizos farmaceuticos; não adianta colocar computadores nas escolas e limitar a interação dos alunos com as máquinas.

Somos todos colaboradores na formação da escola e da sociedade, não detentores absolutos do conhecimento. Acredito que quando conseguirmos pensar dessa forma estaremos, de fato, no caminho do avanço.

3 comentários:

  1. o velho é engraçado, outro dia achei um cd na net novissimo pra mim, nunca tinha ouvido nem sequer falar, e o achei barbaro, coloquei no mp3 e sai saltetante da vida ouvindo o meu achado espetacular, me perguntaram o que tá ouvindo menina, eu disse:- é um cd novo que achei, é bom. emprestei o fone pra garota que tive que ver com a maior cara de desdem me dizer: - Vixe eu já enjoei de ouvir esse cd é velho tem uns cinco anos ou mais nem lembro.
    Diga se é mole. O novo e o velho depende de quem olha e de quem sente...
    Mas na escola, temos que ponderar o que o 'velho' tem de util, bom , produtivo e potencializar, se ele tiver algo assim.O que é inutil mesquinho , em outras palavras empaca o processo deve ser expulso. E talvez haja muito trabalho a fazer antes do novo chegar...

    ResponderExcluir
  2. Amiga... Você se superou. Neste momento estou a me questionar sobre o que é "novo" e "velho" e nas próprias mudanças em si. Engraçado é que nós, muitas vezes, só paramos para pensar nestas questões quando uma outra pessoa nos fala. No caso dessa vez, foi você.

    Beijoooooooo.*

    ResponderExcluir
  3. muito interessante...realmente eh muito relativo vc dizer q uma coisa e velha ou eh nova....pois ela pode ser nova pra vc porem velha p outras.mas adorei!!
    e minha avo fala isso mesmo!!rsrsr
    parabens!!
    Évila

    ResponderExcluir